"Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou! "

Florbela Espanca


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Burocracia, ou o País do deixa andar....

Depois de algumas tentativas, e não obtendo uma resposta concreta não tive outra alternativa senão publicar um post tão " Sujo" no meu blog. Facto de que não me orgulho!!!

E mais uma vez vi, turistas a comentar e a tirar fotos!...Uma vergonha para o nosso País!!!

Mais esta semana andava um rato no meu jardim...será que veio de lá?... Cabe-me o benefício da dúvida!

Espero continuar a publicar só fotos lindas desta cidade...a cidade dos meus " Momentos Sentidos".

A quem de direito...analise e julgue!!!

Já que eu sou uma "pequenina cidadã" que não sou escutada... E a meter-me onde não sou chamada....

Pois a Divisão de Salubridade, nunca se dignou a dar-me uma resposta... Quem sabe talvez já tenha dado andamento ao caso, afinal de contas o meu primeiro telefonema foi em Junho... Só que o lixo continua lá!

Para quem quiser ler aqui estão os mails que enviei , e respectivas respostas.



de maria augusta loureiro
para almadainforma@cma.m/almada.pt

data 29 de agosto de 2008 10:44
assunto Saúde publica - Lixeira no centro da Costa da Caparica
enviado por gmail.com



Ex-mos Senhores

Moro na rua( por motivos da minha privacidade aqui no blog oculto a minha área de residência) , nesta rua encontra-se uma Vivenda abandonada faz alguns anos.
Desde do passado mês de Junho, os moradores dos prédios ao lado da vivenda que não têm caixote para o lixo, depositando todo o lixo doméstico, no recinto da respectiva vivenda.

Devido ao mau cheiro e ao perigo que pode representar para a saúde publica , já por duas vezes que contactei os Vossos serviços. A primeira no inicio de Junho, e a segunda no principio de Agosto. Da primeira vez foi-me dito apenas que iam enviar um inspector ao local, o que nunca se chegou a verificar. Da segunda vez disseram-me que tinha que formalizar a queixa, pois não enviariam nenhum inspector ao local e que da primeira vez fui mal informada. Questionei porque teria de ser eu a formalizar a queixa, visto ser um local onde passam imensas pessoas, no coração da cidade, que se tem por uma cidade turística sendo uma vergonha para o Município. Onde está a protecção civil?.. Porque entidades é composta?...Será que todos passam e fecham os olhos!!!...Sendo a referida rua ainda por cima também situada a poucos metros das instalações da Junta de Freguesia. Pergunto ainda se os funcionários que fazem a recolha do lixo também não poderiam ou terão a obrigação de informar as chefias do que se está a passar?...

Sei que outras queixas já foram apresentadas na Câmara Municipal e até ao momento nada foi feito!!!...

Uma vizinha minha foi falar com uma funcionaria da Junta de Freguesia e segundo a mesma foi-lhe dito que quem apresentar a queixa tem de pagar a remoção do lixo. Quero pensar que a minha vizinha se enganou no que me disse ou ouviu mal!..Só pode!!!

Neste momento já são imensas as moscas no local e já invadem o meu quintal, não tarda aparecem os ratos e ratazanas....

Vou enviar três fotos que tirei faz quinze dias, se nada for feito enviarei estas para os jornais e televisões.

Sem outro assunto,
Melhores Cumprimentos

M. Augusta



Almada Informa - DIRP - C.M.Almada
paramaria augusta loureiro

data29 de agosto de 2008 11:21
assuntoRE: Saúde publica - Lixeira no centro da Costa da Caparica
enviado porcma.m-almada.pt

ocultar detalhes 29 ago



Exma. Senhora

Informo que o seu e-mail foi reencaminhado para a Divisão de Salubridade.
Cumprimentos,

A Divisão de Informação e Relações Públicas



deMaria Adelaíde Lima - DSEVT - DMOVU - C.M.Almada
para"Norberto Gomes - DFM - C.M.Almada" ,
"Almada Informa - DIRP - C.M.Almada"

ccmariaaugusta.loureiro@gmail.com

data29 de agosto de 2008 12:14
assuntoRE: Saúde publica - Lixeira no centro da Costa da Caparica
enviado porcma.m-almada.pt

ocultar detalhes 29 ago Responder


Junto se remete o presente e-mail s/ o assunto em epígrafe, dado tratar-se de assunto da competência desses serviços por se tratar de propriedade privada, a fim de darem seguimento ao mesmo.

Mais informo que nesta data dei conhecimento ao requerente que o mesmo foi enviado p/ o para a Divisão de Fiscalização pelo que poderá contactar aqueles serviços através do telefone212736050, fax 212736054 ou e-mail Div.fiscalizaçao@CMA.m-Almada.pt


Com os melhores cumprimentos


Adelaide Lima
Chefe de Secção
Departamento de Salubridade Espaços Verdes e Transportes
Departamento de Trânsito Rede Viária e Manutenção

Câmara Municipal de Almada
Rua de Vale Figueira 30
2815-850 Sobreda de Caparica
telf. 21 254 97 00
Ext 19702
Fax. 21 254 97 98
E-mail: alima@cma.m-almada.pt


maria augusta loureiro
parangomes@cma.m-almada.pt,
almadainforma@cma.m-almada.pt

data24 de setembro de 2008 07:45
assuntoFwd: Saúde publica - Lixeira no centro da Costa da Caparica
enviado porgmail.com

ocultar detalhes 24 set (5 dias atrás)


Ex-mos Senhores

Decorrido que é quase um mês sobre o meu mail, e visto a situação se manter na mesma, pretendia que por favor me informassem se alguma coisa já foi feita neste sentido.

Pergunto, quantos meses são preciso mais para retirar aquele lixo á vista de todos?

Preciso fazer disso noticia?..Primeiro nos meu blog...e depois nos meios de comunicação?...

Fico a aguardar uma resposta
Melhores cumprimentos

M.Augusta



deAlmada Informa - DIRP - C.M.Almada
paramaria augusta loureiro

data24 de setembro de 2008 09:48
assuntoRE: Saúde publica - Lixeira no centro da Costa da Caparica
enviado porcma.m-almada.pt

ocultar detalhes 24 set (5 dias atrás)

Exma. Senhora

Informo que o seu e-mail foi reencaminhado para a Divisão de Fiscalização Municipal.
Cumprimentos,

A Divisão de Informação e Relações Públicas




















Do outro lado da rua...o que resta de uma vivenda. Por este local passam muitas pessoas todos os dias, e estão várias viaturas estacionadas.


Principalmente em dias de Inverno evito passar por aqui...é que um dia "a casa vem mesmo abaixo"...
Depois digam que acontecem fatalidades!...Desmoronamentos, pessoas soterradas...
Não seria melhor antes da casa roubada, colocar trancas à porta? ...


9 comentários:

Maria Clarinda disse...

Assino por baixo. Sabes Amiga, tenho tido muito destas lutas com o meu munícipio, normalmente eles atendem, principalmente quando vão fotos em anexo.
Mas já que trouxeste à Praça Pública , não temas e passa aos meios de comunicação, principalmente à SIC, vais ver como num instante o caso é solucionado.
Leva o teu grito mais longe!
Jinhos e daqui de Oeiras vai o meu pedido para a Cãmara de Almada é isso não é?
Jinhos mil

Su disse...

ops que vergonha, que lixeira, que nojo, que perigo para a sayde publica........

acho muito bem e assino tudo o que por ti foi feito

na verdade esse tipo de queixas são feitas por escrito directamente no departamento de salubridade da camara, pois só assim enviam um fiscal para o mesmo poder tirar fotos e fazer um auto da ocorrencia ....

pois não basta ficar no diz que diz, i.é no toda a gente diz, como bem sabemos, as coisas só funcionam por escrito ...... provavelmente teus vizinhos falam mas até à data nada fizeram, quer dizer não se deslocaram ao referido departamento para apresentar a tal queixa......que acabas por fazer por mail do qual até te respondem.....
mas acredita convem insistir..nem que para isso chames um jornal local, ou até lhes facultares as tuas fotos .....para a denuncia ter mais impacto


jocas maradas e espero q tudo se resolva rapidamente..........

.......obvio que os culpados são todos aqueles, que fazem desse local "abandonado" uma lixeira "particular"

Anônimo disse...

É por estas e por outras que o nosso Portugal anda como anda.
É de lamentar situações destas.
Concordo com a Su , a culpa é de quem coloca lá o lixo, e que tal depois de resolverem a situação investigarem quem nessa rua tem latão para o lixo e quem não tem.Existem leis para serem cumpridas.
E os Senhores da Divisão de Salubridade que tal, tratarem do assunto, já está mais que na hora.
Espero que sejas escutada, neste terra do deixa andar.

Anônimo disse...

Olá Margusta!
Gosto de te ler, e de ver as tuas lindas fotos e pinturas.Costumo passar por aqui sempre em silêncio.Não tenho blog, mas gosto de te ler e andar por aqui.
Hoje não resisti em deixar-te uma palavra...tens todo o meu APOIO!!!
Sugeria-te que enviasses as fotos e mails para a SIC, para o programa - NÓS POR CÁ -
Não desistas Margusta, isto é uma questão do interesse de todos, é mesmo uma vergonha. Não se entende a lentidão como que são tratados assuntos como este....se por acaso esxistisse um animal morto dentro do respectivo recinto em decomposição, também não era retirado, por ser propriedade privada?...

Força estou do teu lado
Cristina Santos

☆Fanny☆ disse...

Margusta, minha querida!

Há tanto tempo que não passava por aqui!

É degradante viver assim rodeada de lixo, um atentado à saúde pública. Infelizmente em Portugal há muitos locais assim!
Este país peca pelo excesso de burocracia, desleixo, egoísmo puro!

Estamos a precisar de uma mudança drástica no nosso querido Portugal que se está afundar cada vez mais!

Concordo com a sugestão da Cristina, nada melhor do que mostrar na TV a triste realidade.

Um beijinho*

Fanny

H. Sousa disse...

Batalhar contra a inércia é das coisas que mais nos desgasta. Mas a causa é justa, qualquer dia os ratos pululam por aí.
Abraços

Anônimo disse...

Estou a teu lado Margusta,no fim é para bem de todos!

É triste o visual destas fotos...

Beijos Marizéza

Anônimo disse...

VERGONHOSO!

rosa dourada/ondina azul disse...

É este o país que temos,
este jardim à beira mar...

Se conseguires continuar e levar o assunto à TV, coragem, muita coragem !!!

Compreendo a tua situação, é como sentirmo-nos impotentes, quando a solução está à vista...


Beijinho,